Wednesday 23 November 2011

São Paulo “puxa” a evolução do Zouk no Brasil


Parando para pensar na quantidade de eventos que aconteceram recentemente em SP, como o Congresso de Zouk em sua quinta edição em São Paulo (aparecendo com destaque na Semana Latina) os Workshops / Aulas abertas realizadas por professores como Annik e Léo (de Minas Gerais), Claudio de Oliveira (Brasileiro que vive na Argentina com ótimo trabalho no Zouk), Romina Hidalgo (Argentina) e nos que ainda vão acontecer, como o Workshop com Braz dos Santos (um dos mais renomados nomes do Zouk) e Josy Borges em Dezembro, vejo o quanto o Zouk evoluiu e o quanto SP contribuiu para isso.

Longe de desmerecer o trabalho realizado em outros centros. Rio de Janeiro, Minas Gerais. Curitiba e Brasília contam com professores realizando trabalhos de qualidade e eventos relacionados à dança e este intercambio é importantíssimo. Mostra que temos profissionais qualificados e sérios, mas São Paulo vem sendo um centro onde várias oportunidades estão aparecendo ou sendo criadas para todos os envolvidos neste movimento, desde que eles estejam dispostos a trabalhar, porque a concorrência hoje aumenta consideravelmente.

Além disso, vejo o fato de professores que usam esta “força de São Paulo” para difundir o Zouk em outros centros, como a professora Mara Santos, com o congresso de Florianópolis e negociando para realizar congresso em Salvador, sem citar a presença de outros professores e DJs, convidados para ministrar aulas, apresentações ou discotecar em outros estados e até fora do país.

A troca de informações é importantíssima. Não devemos pensar em criar rivalidades. Mesmo localmente os projetos precisam ser apoiados. Concorrência existe e é necessária para que todos cresçam e evoluam. Mas não devemos criar inimizades. Não precisamos ser amigos de todos, mas respeito é essencial neste meio.  

E devemos manter este contato, esta vontade e empolgação de tornar o Zouk algo cada vez mais acessível ao grande público, para que possamos curtir algo que adoramos, que nos faz tão bem. Permitir que o Zouk tenha todo tipo de estilo, vertente e até sotaque. Zouk para todos, sempre pensando em agregar, em unir.

Zouk para todos. Sempre.

Monday 21 November 2011

Congresso de Zouk em São Paulo estabelece seu posto como um dos melhores do mundo


Na semana retrasada aconteceu a 5a edição do congresso de Zouk em São Paulo (junto com a semana da Cultura Latina) e mais uma vez o Congresso mostrou sua força.

O primeiro fato a ser citado diz respeito ao local das aulas. Ao invés de acontecer na academia Runner (como nos anos anteriores), neste ano as aulas foram todas realizadas no Club Homs (Clube renomado de São Paulo, onde os bailes são realizados).

O outro ponto de destaque foi o fato da realização de dois bailes voltados exclusivamente ao Zouk no mesmo Club Homs (sendo que um deles gerou até uma repercussão nas redes sociais, com pessoa de fora do Zouk querendo um baile mais diversificado e os Zoukeiros querendo que a programação permanecesse inalterada).

Este ano não pude comparecer aos bailes pelo fato de estar com programação em outras casas , mas pude ouvir pelos comentários dos DJs e conhecidos que as baladas foram um sucesso.

A única exceção foi o baile que foi realizado na Troppo, onde estive presente como DJ da casa, onde por conta da quantidade de pessoas foi necessário tocar Zouk nas duas pistas para atender ao público que estava presente e dançou até o dia amanhecer.

Ficam aqui os parabéns a equipe do Philip Miha, que novamente realizou um evento de altíssimo nível, com presença de professores renomados, com apresentações excepcionais e bailes contando com DJs que procuraram contemplar todos os estilos de Zouk, mostrando uma variedade que é vista em poucos lugares.

Agora é esperar pra o ano que vem, para mais uma edição do congresso.