Friday 27 November 2009

A divulgação do Zouk

O Zouk não é um ritmo novo, como muitos podem pensar. Os mais velhos lembram do Zouk na época do Lambar e da Mel em SP, além do espaço em Porto Seguro, chamado na época como "lambada francesa", por conter elementos da lambada, mas focando numa dança mais sensual. Eu mesmo, quando comecei a dançar Zouk apenas repetia movimentos da lambada, mas focando em elementos mais leves, sensuais.

Hoje o Zouk começa a ganhar espaço em vários estados. Os congressos vêm provando que temos um público fiel, mostrando que o ritmo cresceu e ainda pode crescer. O espaço na midia (TVs e Rádios) é inexistente, mas conseguimos divulgar o movimento através das baladas, dos nossos contatos pessoais e claro, pela Internet.

O que é importante é saber que temos espaço para que todos cresçam. Dançarinos, professores e Djs. Podemos ter concorrentes, não inimigos. Algumas ações em conjunto provam que o Zouk tende a crescer com todos trabalhando em conjunto.

Falta muito para que possamos conseguir que o Zouk ganhe apelo na midia, mas creio que estamos indo no caminho certo.

Para finalizar este post quero divulgar os contatos de algumas pessoas mais próximas a mim que estão ligadas ao Zouk.

www.nakasone.com.br - Espaço Nakasone. Escola de dança com foco no Zouk.

www.planetzouk.net - Site dos Djs Mané e Edu, respeitados DJs da cena de Zouk no Brasil, divulgando noticias sobre eventos, festas e tudo relacionado ao Zouk.

Zouk Móvel - Equipe de SP que tem como um dos pontos principais a divulgação do Zouk através de eventos abertos ao público, em parques como o Ibirapuera.

www.porqueeuadoroessetaldezouk.com - Comunidade virtual dos amantes do Zouk. Um ótimo lugar para conversar com outra pessoas envolvidas no Zouk, trocar informações, musicas e afins.

http://radioklauz.listen2myradio.com - Rádio Online de Zouk comandada pelo DJ Klaus, com programação de segunda a sexta, a partir das 23:00 (horario do Brasil).

www.troppo.com.br - Uma das casas que mais divulga o Zouk em SP, com programação contemplando o Zouk de sexta a domingo.

Claro que temos muitas outras pessoas que que trabalham para divulgar o Zouk Philip, Veronezi, Gilson Damasco, Rodrigo Delano, Israel, Nyx, Mafie entre tantos outros além de casas que também dão espaço ao Zouk (Carioca Club e Buena Vista}.

Só que como a Internet é um meio "aberto" devemos tomar cuidado. Aventureiros, pessoas que não estejam comprometidas vão aparecer e podem apenas denegrir a imagem do Zouk. Temos que dar espaço e valorizar todos que fazem um trabalho sério.

Não vou lembrar de todos os nomes, mas deixei de citar muitos Djs, professores e dançarinos. O importante é frisar que o Zouk no Brasil ainda engatinha. Temos muito a conseguir com esse intercâmbio, seja nacional, seja internacional. Não podemos nos fechar, olhar pra baixo e achar que sozinhos podemos tudo.

No comments:

Post a Comment