Wednesday 23 November 2011

São Paulo “puxa” a evolução do Zouk no Brasil


Parando para pensar na quantidade de eventos que aconteceram recentemente em SP, como o Congresso de Zouk em sua quinta edição em São Paulo (aparecendo com destaque na Semana Latina) os Workshops / Aulas abertas realizadas por professores como Annik e Léo (de Minas Gerais), Claudio de Oliveira (Brasileiro que vive na Argentina com ótimo trabalho no Zouk), Romina Hidalgo (Argentina) e nos que ainda vão acontecer, como o Workshop com Braz dos Santos (um dos mais renomados nomes do Zouk) e Josy Borges em Dezembro, vejo o quanto o Zouk evoluiu e o quanto SP contribuiu para isso.

Longe de desmerecer o trabalho realizado em outros centros. Rio de Janeiro, Minas Gerais. Curitiba e Brasília contam com professores realizando trabalhos de qualidade e eventos relacionados à dança e este intercambio é importantíssimo. Mostra que temos profissionais qualificados e sérios, mas São Paulo vem sendo um centro onde várias oportunidades estão aparecendo ou sendo criadas para todos os envolvidos neste movimento, desde que eles estejam dispostos a trabalhar, porque a concorrência hoje aumenta consideravelmente.

Além disso, vejo o fato de professores que usam esta “força de São Paulo” para difundir o Zouk em outros centros, como a professora Mara Santos, com o congresso de Florianópolis e negociando para realizar congresso em Salvador, sem citar a presença de outros professores e DJs, convidados para ministrar aulas, apresentações ou discotecar em outros estados e até fora do país.

A troca de informações é importantíssima. Não devemos pensar em criar rivalidades. Mesmo localmente os projetos precisam ser apoiados. Concorrência existe e é necessária para que todos cresçam e evoluam. Mas não devemos criar inimizades. Não precisamos ser amigos de todos, mas respeito é essencial neste meio.  

E devemos manter este contato, esta vontade e empolgação de tornar o Zouk algo cada vez mais acessível ao grande público, para que possamos curtir algo que adoramos, que nos faz tão bem. Permitir que o Zouk tenha todo tipo de estilo, vertente e até sotaque. Zouk para todos, sempre pensando em agregar, em unir.

Zouk para todos. Sempre.

No comments:

Post a Comment